Desde 2006, o Instituto Futebol de Rua atua pela inclusão esportiva, educacional, cultural e tecnológica de mais de 45.000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pelo Brasil.

Esporte pelo Desenvolvimento
Humano

O futebol explica o Brasil.

“>Há 18 anos trabalhamos pela inclusão esportiva, cultural e tecnológica de milhares de crianças e adolescentes pelo Brasil. Defendemos os princípios básicos dos direitos humanos, o ‘jogo limpo’, o respeito mútuo e a importância que cada vida tem. Estamos em inúmeros campos distribuídos por mais de 20 Estados. Somos parte deste Brasil que sabe do seu potencial e valoriza a diversidade. Nossos projetos têm alma e mostram para os jovens possibilida
des.

Se a vida também é uma escola, o futebol ensina. E quando o esporte se une à educação, encontramos uma geração com sede de futuro.


Chegamos aos 18 anos. E esse foi só o primeiro tempo.

Linha do tempo

2006

2007

2008

D urante um período fora do Brasil, em Liverpool, o fundador Alceu de Campos Natal Neto trabalhou voluntariamente em um projeto social contra o racismo, o “Show the red card to racism”, ou “Mostre o cartão vermelho ao racismo”.

No mesmo ano, ele retornou ao Brasil e, inspirado naquele projeto que ensinava futsal para crianças na Inglaterra, implantou o primeiro projeto do Futebol de Rua em Heliópolis/SP, local que hoje é considerado o berço do instituto.

 Em 2007, recebemos um convite da Prefeitura Municipal de Curitiba para organizar um festival de futebol de rua em 72 escolas municipais da cidade, em comemoração ao Dia Mundial do Fair Play.

O festival durou vários dias e, após esse bem-sucedido cartão de visitas, fomos convidados a fazer uma palestra sobre a iniciativa para os agentes públicos. Logo em seguida, surgiu o convite para implantar o projeto em três escolas públicas na Regional Boa Vista.

Das ruas fomos às escolas municipais, com o projeto “Craques na Escola”, por meio do apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Curitiba.